Veranópolis • Vila Flores • Cotiporã • Fagundes Varela • Rio Grande do Sul

31ª Feira do Livro de Veranópolis - 15 a 22 de setembro de 2024

Foto: Lorena Martinelli

Uma extensa programação com escritores e atividades culturais. É a Feira do Livro de Veranópolis, que abriu no domingo, 15 de setembro. O tema desta 31ª edição é 'Entre linhas e laços: o mundo literário e gaúcho'. A abertura do evento contou com homenagem à patrona Waleska Pessato Farenzena Fochesatto.

Em seu discurso, o prefeito municipal Waldemar De Carli destacou a importância do evento cultural para o Município. A invernada artística do CTG Rincão da Roça Reúna realizou uma apresentação folclórica, seguida de show com Os Fagundes, já que a programação também contempla a Semana Farroupilha.

Na segunda-feira, 16, o grupo Ueba subiu ao palco para apresentar o espetáculo 'Fábulas do Sul', que conta algumas lendas gauchescas de forma descontraída e animada. A escritora Eleonora Medeiros apresentou 'Lá na casa da tia Cutia' para o público infantil na Casa da Cultura. Já o escritor Celso Gutfriend conversou com o público sobre seus estudos e obras, com condução da patrona Waleska. As atividades seguem até este domingo, 22 de setembro.

Patrona

Neste ano, a patroa da Feira do Livro de Veranópolis é a psicóloga Waleska Pessato Farenzena Fochesatto. Graduada pela Unisinos em 2003, concluiu mestrado em Ciências da Saúde pela PUC/RS em 2007, com trabalho sobre a longevidade em Veranópolis, publicado na revista Kairós da PUC/SP. Em 2008, iniciou formação em Psicanálise no Círculo Psicanalítico do RS, instituição da qual faz parte da atual diretoria. Ministra seminários de formação para novos psicanalistas, além de coordenar cursos complementares.

Desde 2005, é pesquisadora do Instituto Moriguchi, atuando no Projeto Veranópolis: Envelhecimento, longevidade e qualidade de vida. Atua na clínica psicanalítica há mais de 20 anos e presta consultoria para a Avaec/Unidades Educacionais.

É autora de dois livros infantis, 'Ana Lise e o menino de olhos verdes' publicado em 2019, transformado em artigo apresentado no Fórum Mundial de Psicanálise da International Federation Psichoanalisis Society, em 2020 na cidade de Lisboa, Portugal. Já 'Gael e o monstro do armário' foi escrito ao longo da pandemia de Covid-19 e lançado em 2022. Foi premiado pela Literarte kids na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2023, como um dos melhores livros infantis do ano. A premiação oportunizou que a história fosse transformada em animação, tendo participado do primeiro Boston Arts Festival, nos Estados Unidos, em março deste ano.

Waleska também é autora de diversos artigos na área da Psicanálise, como 'A cura pela fala' publicado em 2011 na revista Estudos em Psicanálise e reconhecido pelo Círculo Brasileiro de Psicanálise, como o artigo mais acessado na plataforma virtual do veículo. Em 2022, participou como organizadora da obra 'As lições do Projeto Veranópolis', lançado pelo Instituto Moriguchi em parceria com a Prefeitura Municipal de Veranópolis.

Neste ano, ela tomou parte no livro 'As trilhas da longevidade brasileira', uma edição comemorativa em referência aos 30 anos das pesquisas em Veranópolis. Além disso, fez sua estreia na crônica, com o livro 'Tempo, afeto e desamparo - costuras psicanalíticas'. A obra oferece reflexões sobre infância, maternidade, adolescência, parentalidade e envelhecimento.