Veranópolis • Vila Flores • Cotiporã • Fagundes Varela • Rio Grande do Sul

31ª Feira do Livro de Veranópolis - 19 a 22 de setembro de 2024 - segunda parte

Foto: Lorena Martinelli

Termina mais uma Feira do Livro

A 31ª edição da Feira do Livro de Veranópolis encerrou no domingo, 22, depois de uma semana de programação intensa. Desde o dia 15 de setembro, bancas com venda de livros, apresentações artísticas, encontros, reflexões, música e cultura movimentaram a praça XV de Novembro e Casa de Cultura Frei Rovílio Costa, no Centro da Terra da Longevidade. O tema desta edição foi 'Entre linhas e laços: o mundo literário e gaúcho' e a patrona foi a psicanalista e escritora Waleska Pessato Farenzena Fochesatto. Na manhã de 18 de setembro, 'Da palavra à canção, bate coração' foi apresentado por Helô Bacichette e Nêmora Hoff no Palco Principal, em sessão dupla. À tarde, 'Contar e cantar' com as mesmas artistas. À noite, houve o XV Festival de Contadores de Causos, Contos, Lendas e Poesias.

No dia 19 de setembro, Helô e Nêmora retornaram ao Palco Principal com 'Da palavra à canção, bate coração' e 'Contar e cantar' em várias sessões. A noite teve Hora do Angelus e show do grupo Sonidos Latino América. Na última sexta-feira, feriado de 20 de setembro, formatura do projeto Bombeiro Mirim, missa crioula, apresentação das invernadas artísticas do CTG Rincão da Roça Reúna, show acústico com a Escola André Dorneles e depois o projeto Fábrica de Gaiteiros. No sábado, 21, Renato Borghetti tocou no Palco Principal, seguido de Doblô Encantada com Ana P. e coros da Associação Musical de Veranópolis.

Encerramento

O fechamento do evento foi no domingo, 22, com show de IF Música Clube, lançamento do livro 'Veranópolis - 125 anos de História' e solenidade com presença de autoridades, organizadores, escritores e público. Foi entoado o Hino Nacional. "Nos últimos dias, pudemos fortalecer ainda mais nosso compromisso com a cultura, a leitura e o conhecimento. Acreditamos que cada livro, cada página virada e cada conversa aqui travada deixará marcas profundas em todos nós. Desde o início desta jornada, nossa patrona Waleska abraçou o convite de ser a figura inspiradora deste evento com entusiasmo, sensibilidade e um profundo amor pela Literatura", discursou o cerimonial. A secretária de Turismo e Cultura de Veranópolis, Mara Garib Guzzo, fez uso da palavra, assim como a patrona Waleska e o prefeito Waldemar De Carli. Depois da execução do Hino Rio-grandense, a Orquestra de Sopros de Veranópolis realizou concerto de encerramento.