Veranópolis • Vila Flores • Cotiporã • Fagundes Varela • Rio Grande do Sul

Semana da Pátria 2024

Foto: Lorena Martinelli

A abertura da Semana da Pátria em Veranópolis aconteceu no domingo, dia 1º de setembro, na praça XV de Novembro. O ato contou com a presença do Grupo Escoteiro São Luiz Gonzaga, Banda Marcial São Luiz Gonzaga, Liga de Defesa Nacional, prefeito Waldemar De Carli e secretariado, presidente da Câmara de Vereadores, Luis Carlos Comiotto, e demais vereadores, juíza Vanessa Nogueira Ferreira, promotor Lucio Flavo Miotto, delegado Tiago Madalosso Baldin, comandante do Corpo de Bombeiros, Cesar Forte, comandante da Brigada, sargento Spasin, populares e Imprensa.

O Fogo Simbólico havia sido anteriormente recepcionado pelos escoteiros e permanecera no Quartel da BM, sendo então levado à pira da praça. Uma salva de palmas recepcionou a chama, recebida pelo prefeito das mãos de Paulo Boff, presidente do Grupo Escoteiro.

De Carli e um escoteiro procederam ao hasteamento do Pavilhão Nacional, Boff e um escoteiro fizeram o mesmo com a bandeira do Rio Grande do Sul, e Comiotto e um escoteiro hastearam a bandeira de Veranópolis. Em seguida, houve execução do Hino Nacional. Após discurso do prefeito, os escoteiros realizaram uma apresentação, seguida da Banda São Luiz Gonzaga e do Hino Rio-grandense.
A centelha da Pátria permanece no local até este sábado, 7. O tema municipal deste ano é 'Herança de glórias, construindo amanhãs', o tema estadual homenageia o Batalhão de Suez e o nacional comemora os 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil.

Terceira idade entra em ritmo de Semana da Pátria

O Salão Comunitário de Nossa Senhora de Lourdes sediou na tarde de terça-feira, 3, um ato cívico reunindo o Grupo de Convivência da Longevdiade, autoridades locais, populares e Imprensa. "Em consonância com o Estatuto do Idoso, fomenta a participação da pessoa idosa em atividades socioculturais, visando desenvolver o potencial criativo e artístico, promover encontros, além de combater a solidão e o isolamento social", disse o cerimonial sobre o grupo. Foi então entoado o Hino Nacional. A Academia Studio Life Dance promoveu uma apresentação de dança, divulgando seus benefícios como atividade física e de socialização. Houve discurso do prefeito Waldemar De Carli e da responsável pelo Grupo da Longevidade, Isabel Biasi. A cerimônia encerrou com a execução do Hino Rio-grandense. A atividade fez parte do protocolo de abertura da Semana da Pátria 2024.

Ato cívico é realizado no Lar São Francisco

Uma cerimônia na manhã de quarta-feira, 4, fez parte do protocolo de abertura da Semana da Pátria. O local foi a Casa Lar São Francisco, que recebeu autoridades do Município, convidados, presidência e funcionários do estabelecimento, além da Imprensa. "Nossos conceitos mudaram. Deixamos a palavra 'asilo' de lado e entendemos que é um lar. Essa mudança veio através de muito amor ao próximo, dedicação das pessoas envolvidas, muita especialização", disse o cerimonial durante a apresentação. Depois da execução do Hino Nacional, a invernada artística do CTG Rincão da Roça Reúna apresentou danças folclóricas gauchescas. Edson Klein, presidente da Associação Beneficente São Francisco, fez uso da palavra. O Hino Rio-grandense encerrou a atividade.